Pages

CONVITES: ALGO A SE PENSAR


Atitude é tudo! O seu modo de vida pode condizer muito com o estilo e convite que deseja, veja se encontra sua atitude nos exemplo:
Românticos: O amor está no ar e essa é a ocasião para abusar. As cores pastéis são adequadas e o romantismo se traduz em detalhes do convite, podendo ser uma estampa de toile-de-jour ou uma borda floral. Muito usados para casamentos durante o dia ou no campo.
Naturais: Esqueça o papel reciclado comum. Hoje os convites naturais são feitos de palha, pano, papéis feitos á mão ou de elementos como casca de ervilha, côco e até casca de cebola. São convites elaborados e possuem acabamentos inusitados, como pedras amarradas em ráfia ou couro.
Clássicos: Os convites tradicionais nunca saem de moda. Geralmente nas cores branca ou creme, os papéis têm gramaturas altas e as letras com estilo caligrafado. Os tamanhos podem variar, mas o formato normalmente é retangular. Ideais para casamentos formais, com grande número de convidados, e que acontecerão de noite.
Modernos: Hoje tudo é permitido. Misturar cores e estilos, desde que harmoniosamente, produz um resultado ousado e alegre. Desde os mais sofisticados até os mais descontraídos, uma coisa os convites contemporâneos têm em comum: traduzem o estilo do casal e dão o tom da festa de casamento. Confeccionados em diversos tipos de papel e com mais variados formatos, as cores normalmente combinam com as usadas na decoração da festa. Preferidos por casais jovens, que optam por festas ao estilo balada-chique.
Mudando o comportamento O convite também passou a ser uma parte essencial do casamento, nele você pode até planejar a sua bodas e como quer que seus convidados se comportem.
O R.S.V.P.(Respondez S´il Vous Plaît) ou R.P.F.(Responda, Por Favor) é uma forma de contabilizar quantos amigos virão à festa e acordar o valor real de convidados com Buffet. É bom lembrar que nem sempre as pessoas realizam a confirmação de eventualidade, se deseja mesmo ter uma listagem exata para mostrar ao organizador é bom deixar claro.
Há casais que decidem por que seu convidado não poderá entrar na comemoração se não tiver feito o R.S.V.P.; qual o prazo máximo normalmente é de 48 horas antes do evento. Há empresas que fazem a confirmação online, é o caso da I...Casei, que diz que a idéia surgiu para criar praticidade aos clientes e afirmou que hoje muitos possuem computador com acesso a internet e preferem comprar presentes e confirmar presença através do site. Para confirmar na web basta entrar na Home Page e ir ao ícone correspondente, e divulgar sua presença. Em geral, a confirmação é feita por telefone por empresas especializadas ou até mesmo pelo Buffet.
Tipos de R.S.V.P. Há várias formas de confirmação. Veja o que as empresas oferecem:
Online Passivo: Nesse serviço no site I...Casei é realizado da seguinte maneira, o convidado acessa o site dos noivos e digitam o nome igual ao do convite e o número de pessoas que iram ao evento. Isso dispara um e-mail para os clientes e gera um registro no banco de dados, que cria a possibilidade de extrair em Excel uma lista e encaminhar para a cerimonialista, buffet e etc.
Online Ativo: É feito de forma simples, basta os noivos definirem uma data limite para que os convidados façam a o R.S.V.P. no site. Passando esse período são feitas ligações para os que não confirmaram. Alguns sites cobram somente as ligações feitas, é o caso do I...Casei, mas há empresas que cobram sobre ambos (passivo e ativo).
Telemarketing Receptivo: É contratado um Call Center, um grupo de atendentes que fica a disposição via fone para fazer a confirmação e tirar dúvidas. As empresas disponibilizam um número especifico para os amigos.
Telemarketing Ativo: Como é feito no Online Ativo, deixa-se uma lista de convidados a um grupo de atendimento, que faz ligações aos convidados confirmando presença.
Roupa e constrangimento Muitas noivas ficam extremamente chateadas ao ver as imagens do evento no dia seguinte, revoltadas ao ver calça jeans, tênis e outras roupas não formais circulando no salão. Alguns acham a ação totalmente desrespeitosa, pois acreditam que a forma de se vestir não deu prestigio a cerimônia. A situação pode ser evitada, há alguns anos atrás era comum o fato de informar qual o traje que você gostaria que seus convidados estivessem, mas isso não é corriqueiro na atualidade, o que significa que não seja elegante.
Tipos de trajes A unificação de traje deixa dá mais seriedade ou descontração a festa e impede aborrecimentos futuros, veja os estilos:
Esporte: Camisa sem gravata, sem paletó e/ou com suéter.
Esporte Fino: Apesar de recebemos convites com esse traje solicitado, ele não existe. Ele equivale ao passeio.
Passeio: Calça clara com blazer escuro e gravata; terno para os mais formais. Terno claro somente até as 18 h, e a camisa pode ser colorida ou listrada.
Passeio Completo: Terno escuro com camisa branca e gravata discreta. Vale lembrar que excetuando publicitários e os muitos arrojados, as gravatas devem ser mais sóbrias.
Tênue de ville: Equivale ao nosso passeio.
Social: Não existe. É o mesmo caso do esporte fino. Quando solicitado, o que vale é o passeio completo. Black-tie ou rigor: smoking, terno preto ou midnight blue (aquele tom de azul-marinho bem escuro, quase preto), camisa sem botões no colarinho, lisa ou pregueada, gravata e faixa preta. Fuja das faixas coloridas e estampadas. O colete substitui a faixa e é indicado para os mais gordinhos ou no inverno.
Summer (paletó branco):Que é um traje a rigor só em alto verão e ao ar livre.
Gala: smoking ou casaca(raríssima). Fonte: O Livro “Sempre, ás vezes, nunca”, de Fábio Arruda, editora ARX .
Protocolo de entrega O convite tem que ser entregue sempre com um mês de antecedência e pessoalmente, e sempre devem ser endereçados com nome do responsável da casa e logo após deve vir escrito “e família”, significando que os outros membros da casa também estão sendo chamados.
Deve-se usar sempre o trato formal, como senhor/senhora ou o nome do casal e sobrenome.
Fora dessas regras a atitude de entrega pode se tornar indelicada, pois o receptor pode acreditar que você não gostaria realmente que ele estivesse na festividade.
Outra atitude grosseira feita por alguns noivos é anexar um cartão com o local onde se encontra a lista de presentes, ninguém é obrigado a dar algo pré-escolhido, caso seja perguntado informe à loja que escolheu.
O convidado tem que se sentir à vontade para escolher o melhor mimo.